por Magno Urbano
Na sequência dos nossos vários artigos sobre as possíveis interfaces do futuro, descobrimos este outro projecto, divulgado hoje na internet, que mostra uma interface chamada PICO (Physical Intervention on Computational Optimization = Intervenção Física na Optimização da Computação), que permite a interacção de objectos físicos como imãs, molas, elásticos, discos, etc., com elementos virtuais calculados por computador.
Uma vista d’olhos no vídeo é suficiente para perceber do que se trata.
por Magno Urbano
Lancei hoje mais um curso em CD cujo tema é o uso do Photoshop CS3 Extended para a criação, a edição e a manipulação de filmes.
Para aqueles que não sabem, com o lançamento do Photoshop CS3, agora é possível, na versão Extended, trabalhar com filmes dentro do Photoshop.
Assim sendo, todo o poder que o Photoshop já possuía para a criação e manipulação de imagens, agora está disponível para uso com filmes.
É possível separar cenas, criar transições, aplicar efeitos visuais, restaurar filmes, reparar luminosidades e cores de cenas, criar pinturas animadas, efeitos de rotoscoping e tudo o que a imaginação puder idealizar.
por Magno Urbano
Dois pesquisadores chamados Shai Avidan e Ariel Shamir, apresentaram na Siggraph, uma técnica revolucionária para a mudança do tamanho de uma imagem e correspondente eliminação ou criação de novos elementos.
Pela nova técnica, um programa analisa a imagem e determina que elementos são relevantes e de que maneira devem ser comprimidos ou eliminados (no caso de uma redução) ou aumentados (no caso de uma ampliação).
No vídeo seguinte, a técnica é mostrada, integralmente.
por Magno Urbano
Uma nova técnica desenvolvida na Alemanha permite captar as variações das formas tridimensionais e da textura do rosto humano.
Para tornar possível essa tecnologia, os pesquisadores criaram uma base de dados com as caras e as respectivas texturas de milhares de pessoas e desenvolveram um sistema capaz de posicionar um modelo tridimensional numa imagem e descobrir a verdadeira forma geométrica da cara, baseado na análise das luzes, sombras e texturas. A partir daí, é possível criar um modelo 3D da pessoa que permite posterior alteração das feições, luz, aparência e cor.
por Magno Urbano
Esta é uma ilustração de Nico de Mattia, que imortaliza o actor Kiefer Sutherland na personagem Jack Bauer da série 24.
A ilustração que demorou 5 horas e meia para ser terminada e utilizou 9 layers no Photoshop, é mostrada em 7 minutos neste vídeo.
por Magno Urbano
Neste tutorial de Photoshop, vamos criar um efeito de marca d’água, útil para quem deseja marcar uma imagem com um logotipo ou com um texto, como o mostrado na figura seguinte:
Esse tutorial está a ser feito no Photoshop CS3 Extended. Entretanto, qualquer versão de Photoshop posterior à versão 7, inclusive, poderá ser utilizada.
Mostraremos como aplicar um texto em marca d’água numa imagem. Os procedimentos são idénticos para o caso de querer aplicar um logotipo.
Os passos a seguir são:
- Primeiramente, abra a imagem no Photoshop. Utilizámos a imagem mostrada, de seguida: