PHP - GUIA DE INICIAÇÃO
PHP INCLUDE
O comando PHP include é muito útil porque permite incluir, dinamicamente, o conteúdo de um ficheiro PHP dentro de outro.
Digamos que, por exemplo, esteja a criar um site onde cada página terá um menu de navegação. Então, poderá colocar este menu num ficheiro chamado navegar.inc e incluir este ficheiro em todas as páginas pelo uso da função PHP include.
Desta forma, todas as vezes que quiséssemos incluir o menu numa outra página, deveríamos incluir a seguinte linha de comando:
<?php include("navegar.inc"); ?>
Outra vantagem de utilizar este método, para além de não ter de escrever o código em cada página, é a de poder mudar de forma rápida o menu em todas as páginas, apenas pela modificação do ficheiro navegar.inc.
Observação: Evite utilizar arquivos (ficheiros) em PHP que não terminem com a extensão PHP. Dizemos isso por motivos de segurança, já que, tendo a URL de um arquivo de extensão como .inc ou .class, o browser exibirá todo o seu conteúdo (código, senhas, usuários, etc), pois esse tipo de arquivo não é interpretado pelo servidor.
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |