PHP - GUIA DE INICIAÇÃO
Pré-requisitos
Este curso pretende ensinar a desenvolver toda a compreensão sobre PHP em pouco tempo (em alguns meses, dependendo do seu empenho, o leitor já será um bom programador de PHP). Este curso assenta-se numa técnica de aprendizagem denominada Padrão Eficaz. Assim sendo, um dos pré-requisitos é a leitura compreensiva de outros livros e de fontes externas.
Se já tem alguma experiência com outras linguagens de programação, poderá saltar algumas secções deste guia.
O PHP é uma linguagem que, embora possa ser usada para a construção de aplicações baseadas em script para funcionamento no computador, é muito mais eficaz para a elaboração de scripts para uso em páginas dinâmicas na internet. Se a última opção é o seu objectivo (provavelmente será), é importante que tenha uma visão geral sobre HTML (tags, meta-tags, estrutura do documento), assim como uma abordagem sobre o sucessor do HTML (o XHTML) e sobre a estrutura de folhas de estilo CSS. Poderá encontrar referências aqui: Curso de HTML.
É necessária a instalação de um servidor Web com PHP. Para o estudo dos temas relacionados com a ligação às bases de dados MySQL, é necessário também a existência de um servidor SQL (ou mySQL). Se o seu servidor de web não possui o PHP e o mySQL instalados, recomendamos que o faça. Se o seu servidor é Windows (NT, 2000 ou XP), sugerimos que faça o download e corra a última versão do Wamp, já que este pacote inclui o servidor Apache 2, PHP5 e MySQL5 já configurados e prontos a arrancar. Usuários de Linux e MacOS possivelmente já têm um servidor Web instalado; para informações sobre instalação (se necessário) e configuração das aplicações, consultem os sites (em inglês): http://www.lampware.org/ e http://www.mysql-apache-php.com/.
O uso de um editor PHP com realce de sintaxe será importante para a sua aprendizagem; há vários deles disponíveis gratuitamente na internet. Para Linux, há muitos editores que suportam realce de sintaxe ― por exemplo, o Kate, para usuários do KDE; o Vim, feito originalmente para o terminal, mas que agora conta com versões gráficas também. No MacOS o Taco é radicalmente a melhor opção.
No Windows, o PHP Editor é uma boa opção, pois já traz o Manual do PHP, um mini-servidor Web e um interpretador de códigos PHP. No entanto, o programa não é atualizado há mais de 3 anos, portanto não suportará os recursos introduzidos nas versões mais modernas do PHP. Mas também há vários editores oriundos do Linux que foram portados para o Windows, por exemplo o Vim.
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |