Como criar um DVD (cortesia Wikipedia.org)
- a transformação de formatos de vídeo em DVD
Esta secção aborda alguns termos técnicos e processos envolvidos durante a conversão.
Avisynth - o frameserver
Para fazer a conversão dos vídeos, utilizaremos o programa TMPGEnc Xpress. Um dos problemas encontrados durante a conversão de vídeos com este programa é o bloqueio durante a conversão. Muita memória é utilizada para converter os vídeos para MPEG2 e se incluir vários vídeos no mesmo projecto, as hipóteses de bloqueio aumentam. Qualquer erro que o programa tenha durante a conversão será suficiente para fazê-lo bloquear e não conseguir terminar o trabalho.
Usar um frameserver como o Avisynth, soluciona o problema.
Um fameserver é um programa que faz a interface entre o vídeo e o TMPGEnc Xpress enviando, a este último, um frame do vídeo de cada vez, o que impede o TMPGEnc Xpress de carregar todo o filme de uma vez e esgotar a memória.
O processo de utilização do Avisynth é simples. Utilizamos este programa para criar um script, que nada mais é do que um ficheiro-texto com extensão AVS, com a lista de todos os vídeos que queremos processar. Depois, abrimos este ficheiro no TMPGEnc Express e damos início ao processo de conversão.
Deve notar que ao usar o frameserver abrimos, no TMPGEnc Express, o ficheiro-texto criado pelo Avisynth e não o vídeo em si.
A conversão do vídeo
A maioria dos DVD players não conseguem ler os ficheiros AVI, RM, RMVB, etc., diretamente. Portanto, nestes casos, precisará de converter tais formatos de vídeo para o formato que um DVD possa ler. Este formato é o MPEG-2.
Nota: O MPEG-1 também pode ser lido pelos DVD players, mas possui uma qualidade muito inferior. Se a sua intenção é a de criar VCD, então converta os vídeos para este formato. Neste tutorial, entretanto, abordaremos apenas a conversão para MPEG-2.
Para converter os vídeos, utilizaremos o TMPGEnc Xpress. Para além de ser um programa de conversão poderoso, o TMPGEnc Xpress possui outras funções muito úteis como, por exemplo, a capacidade de redimensionar o vídeo e converter vários vídeos juntos, o que serve para dar uma ideia do tamanho resultante final.
OVERSCAN
Devido à deficiências históricas e limitações técnicas nos antigos aparelhos de TV era impossível garantir que as imagens transmitidas iriam cobrir toda a área do ecrã de todos os aparelhos. Para solucionar o problema, decidiu-se que todas as imagens seriam transmitidas ampliadas de forma a garantir a cobertura de todas as áreas. O grande problema de usar esta solução é que parte da imagem é, simplesmente, deitada fora e jamais é vista pelas pessoas nas suas casas. Essa técnica de ampliação da imagem transmitida é chamada de overscan. Imagine uma fotografia aonde corta 1 cm de cada lado, em cima e em baixo e fica só com a parte restante.
Assim sendo, sempre que estiver a converter o vídeo deve imaginar que uma região será cortada em cima, em baixo, na esquerda e na direita e evitar de colocar, por exemplo, legendas muito próximas da borda do vídeo pois, simplesmente, não as verá quando for assistir ao DVD na sua sala.
A solução para isso é simples. O TMPGEnc Xpress tem uma opção de redimensionar o vídeo. Tudo o que deve fazer é ajustar o tamanho do vídeo para um outro ligeiramente menor. Desta forma, o vídeo convertido ficará menor e uma borda negra será colocada ao redor, bordas estas que ficarão fora da área de vídeo visível na TV.
A criação do DVD
Depois de converter o vídeo para MPEG-2, os ficheiros estão prontos para a criação do DVD. Agora é preciso organizar a estrutura do DVD, conforme a especificação necessária definida para o padrão.
É hora, então, de usar o DVD Lab Pro. Com este programa poderá configurar os capítulos, os anexos, as imagens de fundo e quaisquer outros detalhes que quiser adicionar ao seu DVD. Depois, compile o DVD – um processo que, normalmente, demora cerca de 20 minutos. Feito isso, poderá usar um programa de gravação de DVD para “queimar” o DVD e terá finalizado o processo.
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |