Como criar um DVD (cortesia Wikipedia.org)
- a transformação de formatos de vídeo em DVD
Estes são os passos a seguir para fazer um DVD a partir de um filme em AVI. Outros formatos serão mencionados, posteriormente, já que os processos são extremamente similares.
Criar o script com o Avisynth
Conforme falámos, anteriormente, vamos usar o Avisynth, um frameserver, para enviar ao TMPGEnc Xpress, os frames necessários à conversão. Para tal, devemos criar um ficheiro-texto, o qual chamaremos a partir de agora de script, que contenha as instruções necessárias ao desenvolvimento do processo.
Para criar o script, abra o Notepad ou Wordpad do Windows e coloque o texto mostrado, de seguida, dentro de um novo ficheiro:
-
# filme AVI a ser convertido file = "C:...Movie1.avi" # usar o nome e a directoria reais # abrir o AVI como somente-vídeo para descobrir a taxa de # frames por segundo (FPS) do filme AVISource(file, audio = false) # gravar o número de FPS para o DirectShowSource frate = Framerate() # reabrir o filme, no DirectShow, para melhor # compatibilidade de audio DirectShowSource(file, fps = frate)
Basicamente, tudo que terá de fazer neste ficheiro-texto, todas as vezes que quiser converter um filme, é mudar o campo file para que indique o filme que deseja converter. De seguida, deve gravar o ficheiro com um nome qualquer e com extensão AVS como, por exemplo, Movie1.avs. A extensão avs é importate para que o Avisynth possa reconhecer o ficheiro de script e carregar o vídeo.
NOTAS:
- O vídeo demorará mais a carregar através do script do que o faria de forma directa. Poderá abreviar esse tempo se instalar o codec ffdshow no seu computador.
- Se o vídeo abre mas consegue ouvir o som, é sinal de que precisará de extrair o áudio do vídeo para um ficheiro à parte. Neste caso, utilize o programa Riverpast Audio Converter, que mencionámos no início deste tutorial. O processo de utilização do Riverpast Audio Converter é simples: arraste o vídeo sobre o Riverpast Audio Converter e nas opções de Audio Format (formato de áudio), na parte inferior da interface, seleccione as seguintes configurações e clique em CONVERT:
-
File Type : WAV - Waveform Compressor : PCM/Uncompressed Stereo Sample Rate : 48khz - DVD Quality Resolution : 16 bits - Normal
No caso de ter tido de gravar o áudo em separado, terá de modificar o script, para aquele que mostramos de seguida:
-
# ficheiro AVI a ser convertido file = "C:(...)Name.avi" # usar o nome real # ficheiro de som WAV a ser usado audio = WavSource("C:(...)Name.wav") # usar o nome real # abrir o AVI como vídeo apenas para descobrir o # fps correcto AVISource(file, audio = false) # passar o valor de fps correcto para o DirectShowSource frate = Framerate() # reabrir o filme, no DirectShow, para melhor # compatibilidade de áudio video = DirectShowSource(file, fps = frate) Normalize(0.98) # Combinar audio e vídeo em um só clip AudioDub(video, audio)
Abra agora o VBS no Windows Media Player e verifique se consegue ver o vídeo com som.
-
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |